Saturday, March 29, 2008

Pacheco Pereira

... acha que tudo está bem porque embora Blair e Bush tenham mentido e etc e tal, estavam convencidos que existiam WMD. E acha que isso o absolve também. Lá por ele estar convencido que eles estavam convencidos.

Foi por isso que centenas de milhares de tropas tiveram concentradinhas num pequeno espaço mesmo ali perto durante meses no Koweit. E Blair com medo que em 45 minutos Saddam se lembrasse e fosse capaz de atacar Londres (apenas a uns milhares de km mais longe que as tropas no Koweit) em 45 minutos.

Estavam convencidos. E por isso um cientista inglês suicida-se no meio de um descampado.

Estamos todos convencidos.

Falta saber que diferença faria se Saddam como muitos países pelo mundo fora, tivesse algumas WMD. Para mim, nenhuma. A Guerra seria sem Causa e sem sentido na mesma.

PS: Mentir distorcer, propaganda. As democracias são tão capazes de fazer uma guerra como qualquer outro regime. E no seu início costumam até ser muito populares (ou seja, democráticas). A única diferença comparando com os outros regimes, é que têm de mentir mais e melhor. E adicionar grandes desígnios morais.

2 comments:

Anonymous said...

Concordo com o post. Mas uma coisa:

O CN estava convencido de que não existiam ADM? Se sim, com que base? Informação, basicamente, permitida por estados (iraque, eua, europa, onu), que mentem e fazem propaganda (sua natureza)? Em quem confiar, assim sendo?

Por mim, Saddam até podia ter pavilhões cheios de ADM, energia nuclear, etc. Tanto faz. A verdade é que, em rigor, ninguém sabe (a não ser privilegiados) se tinha ADM em 2003 ou não.

CN said...

Estava convencido que mesmo que encontrassem alguma coisa, isso não oferecia nem perigo eminente nem causa de invasão.